recent posts

Conheça algumas referências que deram origem aos modeladores e cintas que você vê hoje em dia

Compartilhando um pouquinho da história da moda...

Na década de 1930, começaram a surgir algumas silhuetas ligeiramente mais ajustadas. As mulheres ainda queriam ter quadris finos, mas agora desejavam uma cintura mais proeminente. Com a Segunda Guerra Mundial declarada em 1939, a indústria da moda foi profundamente afetada pela escassez de tecido.

Os tecidos luxuosos utilizados nos séculos anteriores eram difíceis de encontrar. As pessoas foram forçadas a se contentar com o que tinham. Então os corsetieres (corsetmakers = pessoas que confeccionam corsets > espartilhos) se viram obrigados a desenvolver peças que eram fechadas através de amarração e a optar por >> tecidos elásticos <<. Quando a guerra terminou em 1945, e embora o racionamento continuasse na maioria dos países, em 1947 Christian Dior conseguiu revolucionar a moda ao lançar a coleção THE NEW LOOK em Paris. A coleção foi um enorme sucesso, e seria copiada em todo o mundo.


A coleção era o exagero do corte, acentuando as formas femininas, com cinturas finas e saias fartas, um artifício conquistado por meio de >> roupas íntimas confeccionadas com barbatanas << e tecidos engomados.

Adivinha o que começaram a surgir?

CINTAS e MODELADORES mais estruturados e que proporcionavam ao corpo da mulher uma silhueta bem marcada e uma cintura bem vincada como a de um corset! Isso aconteceu há exatos 73 anos atrás.

John J. Roussel, se especializou em corseteria exclusiva feita a partir de tecidos com malha elástica. Ele tinha filiais no Boulevard Hausmann, em Paris, e também na Regent Street, em Londres. Em uma das imagens anexadas a esta publicação, você encontrará uma peça feita por ele. É um WASPIE (um modelo de corset do tamanho de um cinturão) feito com tecido elástico em 1948.

O waspie na época do THE NEW LOOK se tornou uma peça chave para alcançar uma silhueta delineada e uma cintura bem vincada.








No video abaixo, um desfile com foco na lingerie. Realizado em Paris pela Federação das Indústrias de Corsets, os únicos que incentivam a produção destas peças.


'ORIGINAL' significado: relativo a origem. que provém de ou constitui a origem, o início; originário, primitivo / que não existiu, não ocorreu antes; novo.

◉ Para Refletir

O escritor Jonathan Lethem disse que, quando as pessoas chamam algo de "original", nove entre dez vezes elas não conhecem as referências ou as fontes originais envolvidas. O que um bom artista entende é que nada vem do nada. Todo trabalho criativo é construído sobre o que veio antes.

trecho do livro: Roube como um Artista - 10 Dicas Sobre Criatividade

◉ Links e Prints Complementares

• Corset Timeline - History of Corsetry
• Revolução do New Look
• V&A's Collections (fonte das imagens dos waspies)
• Em imagens: A história do feminismo através da lingerie
• A linha do tempo da história do corset
• Existe patente para uma peça de roupa?
Lições de uma Cultura Livre de Moda. Palestra da PHD Johanna Blakley, com uma perspectiva bem interessante sobre o assunto.
• Direito Da Moda – Direitos Autorais E Propriedade Intelectual Na Indústria - destaco um trecho bem interessante:

“A silhueta da saia lápis já existe e a camisa branca de botão já foi feita. Se começarmos a gritar “CÓPIA!” toda vez que um elemento já existente for usado, a indústria da moda ficará em uma posição bastante problemática.”

15/05/2018 - detalhes da foto de Jeanloup Sieff - "It was the beautiful Anka, with her desperately tiny waist, who posed in this 1900 corset. In spite of her slim figure, she found it difficult to breathe"

original do print, clique aqui // a foto em tamanho maior, clique aqui


16/08/2018 - Mais algumas imagens bem legais de lingeries vintage e algumas propagandas antigas delas. Reparem no corte em PAINÉIS (leia mais aqui) quase como o que se faz com um corset. Veja que o corte dos painéis não são retos, a maioria são curvos. Falando a grosso modo, caso você não saiba, os painéis são os pedacinhos (tiras) de tecido cortados de uma maneira que se consiga acompanhar toda as curvas por toda a silhueta e circunferência do corpo da pessoa.

"Barbara - uma *bainha de algodão totalmente nova e patenteada"
esto ainda na dúvida se o 'gaine' neste caso realmente se traduz como bainha, por enquanto fica assim :)
mas saiba que a palavra GAINE trata-se do tipo da peça
Barbara - ref 64 - imagem de 1948






11/05/20 - Mais info do site Corsetiere.net - o site é um labirinto com muito conteúdo recomendo entrar e clicar em TUUUUUUUDOOOOOOO!

fonte: site Classic Brand and Odd Names











+ sobre: Dior and French Corsets




The Waspie - Warner 1947 - History of the Shirtwaist Dress

Warner's Cinch







Anúncio jornal - 1955

Conheça algumas referências que deram origem aos modeladores e cintas que você vê hoje em dia Conheça algumas referências que deram origem aos modeladores e cintas que você vê hoje em dia Reviewed by Iris on Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.