recent posts

Que detalhes seriam interessantes ver num modelador/cinta antes de comprá-lo?

Esta dúvida é bem complexa de responder. Como percebo uma parcela grande de pessoas que não notam detalhes mesmo que bem perceptíveis a olhos vistos, tentarei falar um “pouquinho” do que olhar numa peça e perceber se ela vai atender suas necessidades e pelo menos te deixar com uma silhueta mais harmônica com uma cintura mais marcada.

Algumas informações dos modeladores/cintas usadas no final da publicação você encontrará na página MODELADORES / CINTAS.


Antes de TUDO, foque na QUALIDADE da peça e não no preço. É notório que se uma peça tem um custo muito inferior do que está sendo praticado no mercado, alguma coisa no produto teve que ser barateada: tecido, metais usados, quantidade de corte no tecido e linha usada, tipo de acabamento  - que pode ser que leve muito ou pouca linha, salário das costureiras, embalagem mais “baratchinha”, etc - tudo isso e muito mais coisas que não escrevi são custos que influenciam no valor final de um produto.

Particularmente eu sou bem chata com acabamento, ainda mais se é uma peça com um valor acima da média comparada a outra de uma mesma categoria ou mesmo uma feita sob medida. Além da questão do quanto foi usado e de conservação por parte da dona da peça, o acabamento e qualidade dos materiais para mim tem relação direta com a vida útil dela.

Abaixo vão alguns detalhes que acredito serem bem básicos onde você mesma pode ficar mais LIGADA quando ver uma peça ou até mesmo quando ver uma imagem de uma peça de uma grife e comparar com outra lado a lado, no melhor estilo “joguinho dos 7 erros”. Tente sempre ver a peça de frente, lado e costas, desta forma você tem uma percepção da peça num todo.

Espero que eu consiga ser o mais clara possível. Para deixar as coisas mais claras ainda, fiz umas imagens para ilustrar.

Bom, vamos lá e seja o que Deus quiser - rs

1 - MODELAGEM


• Painéis
Nosso corpo é tridimensional e cheio de curvas. Não tem como algo todo RETO, igual a um tubo, dar ao corpo a merecida silhueta.

• Quantidade de painéis
Em tese quanto mais painéis (pedacinhos / tiras de tecido) cortados, a peça vai acompanhar melhor todos os detalhes do seu corpo e toda a circunferência dele.

Peças com custo muito baixo geralmente costumam ter bemmm menos painéis, ter pouca quantidade de costura, quando não é isso, é uma faixa de elástico inteiriça pra ser colocada em torno do tronco. NINGUÉM merece usar algo assim! Comprar algo assim é rasgar dinheiro!

Como não achei de cinta/modelador vai este um exemplo que encontrei - Aqui estão os PAINÉIS de um corset (veja mais detalhes da imagem aqui). Repare nas curvas de cara "tira"

No total deste caso são 6 painéis, entre eles virão as BARBATANAS (veja mais detalhes da imagem aqui).

Esta imagem é de um projeto da Kátia Costa da Eskola de Costura - não tem nada a ver com cinta muito menos corset, mas achei bacana colocar aqui pois ela exemplifica bem sobre os PAINÉIS. Cada tira de tecido numerada corresponde a um painel da peça. Veja cada curva de cada painel e como ela se encaixa super bem fazendo todo o contorno da circunferência do tronco do manequim. Facinho, né? SNQ ;)

Mais uma imagem ilustrativa de um corset em construção da Orchid Corsets. "Este trabalho em andamento é um exemplo dramático do fato de que as curvas de um corset vem do molde/modelagem! Não é a quantidade hastes de aço que vai transformar um tubo de tecido em um corset bem feito!" Este mesmo pensamento é legal levar na hora que vai buscar uma peça que a proposta dela é ficar entre uma cinta (por causa do tecido com elástico) e um corset (por causa da sua estrutura e modelagem). 

No caso de cintas/modeladores mais estruturados que falo aqui neste blog, a modelagem - o formato de cada painel (feito com tecido ELÁSTICO e não um tecido plano como um corset) além de sua estrutura, será de grande importância no caimento da peça no corpo.

Lembre-se, não adianta uma peça ter inúmeros painéis se todos eles forem retos, a peça será um tubão feito de tiras.

Um exemplo de uma cinta comum simples de borracha da China

Nannë Faria contribuiu no grupo WAIST TRAINING BRASIL com esta imagem bem legal • Em cima uma cinta comum e embaixo um modelador estruturado com mais painéis curvos.


02 modeladores estruturados de marcas diferentes • Ambos tem mais painéis cortados em curvas. Repare a "onda" de tecido como uma concha na parte do tórax e bacia, elas acompanham toda a circunferência destas regiões. Repare nas extremidades, uma é bem mais curva que a outra que é reta.

02 modeladores estruturados de marcas diferentes • Ambos tem mais painéis cortados em curvas. Repare a "onda" de tecido como uma concha na parte do tórax e bacia, elas acompanham toda a circunferência destas regiões. Repare nas extremidades, uma é bem mais curva que a outra.
Curvet (sob medida) • Ferrer Corsets

Suzana Moraes colaborou com a foto do modelador dela frente e verso • Modelador também com corte dos painéis em curvas e mais estruturado | Modelling (versão nova) • Akarole

Tem gente que acha tudo igual, mas é bem perceptível as diferenças no corte das peças e até no posicionamento e distanciamento das barbatanas. | Elastique (versão nova) • Mme Sher

3 versões de um mesmo modelador estruturado (mesma marca) • Destaque para as diferenças na modelagem inicial (clássica) mais reta nas extremidades e por último, versão atual, barbatanas mais inclinadas e algumas com mais distância do que anteriormente, mudança da posição da faixa central de elástico (denominado "borracha") e costas mais altas.

Mais uma imagem de cinta aberta, neste caso as canaletas foram colocadas para o lado de fora da peça. | Bale Gold

Modelador Basic (frente e verso) | Fabrizia Barros

Modelador Milkshake (sob medida) | Fitt Club

2 - ESTRUTURA


Tecido / Colchete (gancho) / Zíper

Esta aqui é difícil de explicar, acho que só o contato com vários tecidos próprios para cinta (veja aqui alguns) a pessoa vai logo que olhar saber se é do tipo que lavou esgarçou ou do tipo que a elasticidade não vai embora na primeira usada.

cetinete plus - ref. 733 / imagem da internet

Linha Shapewear Rosset para peças de alta e média compressão.

Colchetes Comum

Imagem Site Telirzzi - Artefatos para Lingeries / Colchetes Reforçados em Metros

Imagem Site Telirzzi - Artefatos para Lingeries - Colchetes Reforçados em Metros

Imagem Site Telirzzi - Artefatos para Lingeries - Colchetes Reforçados em Metros

Colchetes de um modelador estruturado + Extensor de Colchetes

Colchetes de outro modelador estruturado

Colchetes de outro modelador estruturado.

detalhe: tecido, costura e colchete

Assim como os colchetes (leia mais aqui) ou mesmo zíper que alguns modeladores usam, para quem tem mais afinidade com estes materiais, vai saber se o colchete é daqueles de sutiã bem fraquinhos que certamente nunca aguentarão a tensão pra conter a coisa toda.

Estes itens ficarei devendo :/
*update - no final do post sobre tecidos, coloquei as etiquetas de alguns modeladores estruturados.

• Costuras
Notem ou mesmo perguntem para quem fez a peça se as costuras são reforçadas. Ninguém merece logo que coloca um modelador/cinta que o colchete voe longe :D ou mesmo a costura estoure com pouco tempo de uso.

Este item você pode até ver em relatos de consumidores da peça, sempre são as primeiras reclamações que surgem.

Esta imagem são de dois modeladores/cintas com a mesma proposta e destinadas ao Waist Training. Fica o destaque do detalhe do ACABAMENTO/COSTURA entre elas. (é dentro das canaletas que ficam as barbatanas)

Detalhes da diferença de acabamento/costura (parte externa) entre dois modeladores estruturados de diferentes marcas usados para Waist Training

Acabamento • Foto Frente / Verso

Acabamento é a finalização de costura na peça; claro que a qualidade do tecido e a modelagem também ressaltam a beleza da roupa, mas os detalhes, bem feitos, dos acabamentos e a forma como foram finalizados, também é importante para a imagem. Um acabamento mal feito, estraga o resultado da costura, deixando a peça com a aparência de desleixo e mal feita, mesmo que tenha sido confeccionada a partir de um processo bem planejado e com um tecido de alta qualidade. Uma boa finalização deixa a roupa, visualmente, bem feita... +sobre, clique aqui.

• Barbatanas / Canaletas (viés de barbatanas)
Do que adianta uma peça com painéis todo certinho respeitando as curvas do seu corpo se as barbatanas que estão na peça não são suficientes para dar conta do que está dentro dela, ou seja, VOCÊ!

Você já deve ter visto modeladores/cintas toda dobrada, enrugada, ondulada… pois é, isso tem também a ver com a quantidade de barbatanas, a qualidade delas e a posição que elas foram colocadas ;)

O tipo de barbatanas é interessante saber também. Existe BARBATANAS ESPIRALADAS EM AÇO (também chamadas de ortopédicas), barbatanas de silicone, barbatanas de plástico e até, pasmem, fita de zinco usam. A diferença entre elas será a qualidade e durabilidade. Peças que usam as de silicone, plástico e fitas de zinco sempre são as mais baratas.

Barbatanas espirais em aço inoxidável são maleáveis e voltam a sua forma original, enquanto as outras citadas acabam entortando facilmente com pouco tempo de uso, leia mais aqui


Barbartas Espiraladas (em espiral) de Aço Inoxidável • Detalhe das "ponteiras" na extremidade

Barbartas Espiraladas (em espiral) de Aço Inoxidável







A peça acima é um CORSET de pvc transparente, ok! Coloquei aqui apenas para mostrar para quem não tem idéia o que são as barbatanas espiraladas. São estas astes de metal na lateral, já na parte da frente, é um busk

Comparativo entre Barbatanas Espiral em aço inoxidável (da Rebarmet) x Barbatana de Plástico. Mais sobre barbatanas, clique aqui.

Print de um frame de um video • Barbatana Espiral de Aço x Barbatana Silicone

Mas quantas barbatanas são necessárias?

Colega, não tem uma resposta exata para esta dúvida, pois tudo vai depender da peça feita. Inclusive do tamanho da peça, com toda certeza manequins maiores necessitam de um suporte maior.  Tenha certeza que quando ver um tubão com aquelas barbataninhas solitárias colocadas num espaço muuuuito distante uma da outra, seu alerta interior já tem que apitar - rs.

E as canaletas (viés)?

Este item também não vai rolar muita explicação até porque algumas canaletas de alguns modeladores são colocadas na parte do verso da peça e raramente os fabricantes publicam foto da parte de dentro da peça. Tem umas que soube que são seladas.

Mas fica uma curiosidade, canaletas tem como faze-las na máquina de costura mesmo. A pessoa faz as “casinhas” para que a barbatana seja colocada dentro usando o próprio tecido da peça. Bem como comprar o rolo da canaleta (viés) já feita, sendo que estas tem diversas de diversas qualidades e para diversas finalidades - por exemplo: para vestidos, para lingerie, para corsets (bone casing corset) e assim por diante, mas a indicação não quer dizer que quem fez a peça por exemplo, pegue um rolo de canaleta para corset e queira usar em um modelador.

Imagem publicada em um grupo. A peça está por baixo da roupa. No caso as canaletas desta peça da imagem foram colocadas para fora da peça, veja como marcam a roupa.

Modelador por baixo de um vestido de malha fina. As canaletas da peça em questão estão do lado de dentro da peça, veja como não marcam o tecido ao contrário do caso acima.

3 - EXTRAS


Tem alguns modeladores/cintas que tem uma faixa/banda elástica de compreensão a mais na linha da cintura como em outro ponto da peça. É apenas mais um item que você pode ficar mais atenta quando olhar uma peça. Mas lembre-se, não adianta uma banda elástica a mais na linha da cintura se a peça num todo é um tubão reto - rs.

Pessoas plus sizes fiquem atentas ao movimento que as barbatanas fazem no corpo de pessoas de tamanho maior. Já vi cintas que estrangulam taaaaaaantoooooo o meio da pessoa e a estrutura da peça não foi pensada para tamanho maiores que a parte da barriga e acima do umbigo fazem uma onda (pochete). A pessoa fica estrangulada no meio com cintura e uma pochete gigantesca sendo formada pelo modelador/cinta.

Acho que deu para perceber que assim como quem compra corsets, quem pretende comprar um modelador/cinta para modelar a cintura tem que ser bem observadora e notar bem os detalhes.

[ update 07/05/18 ] Recebi uma informação super interessante de uma profissional e achei legal deixar aqui o print de um trecho do papo:


Só para ter uma idéia da diferença entre estes elásticos (algumas pessoas estão chamando estas faixas/tiras elásticas de borracha 🤨🤔 ):

Elástico modelador Tekla - ref. Nova York- Composição: 90% Poliéster 10% Elastano.

Elástico Tekla mara

Não consegui uma imagem melhor deste segundo, mas a TRAMA dos dois é BEMMMMM diferente entre si. O primeiro, ortopédico, segundo a profissional que conversou comigo, ele é bem mais firme e inclusive difícil para trabalhar.

Cetinete é o tecido da cinta. Fiz um post sobre tecidos, clique aqui.


#DICADEOURO - FAÇA COMPARAÇÕES VISUAIS


Pegue a imagem de um modelador/cinta e coloque mesmo um do lado do outro. Olhe tudo, a diferença mora nos detalhes e muitas vezes são eles que podem fazer a diferença no seu corpo!

 NOTA IMPORTANTE

Obviamente o corpo dentro da peça influencia muito o visual "do que estamos vendo" (fui redundante para dar ênfase na coisa toda - rs).

imagem: byunanonymous

Pessoas com corpo retângulo ou do tipo maça / oval com a gordura da barriga mais “dura” - tendem a logo que colocam um modelador não notar quase nenhuma cintura. O que se espera da peça é que com o tempo a cintura apareça, e já esteja BEM CIENTE que isso pode ser que não aconteça nestes casos ou por você ter pouca gordura subcutânea para modelar ou o volume que tem é por causa de acúmulo de gordura é visceral (entre os órgãos, leia mais aqui), algum problema de saúde que deixe sua barriga inchada (leia mais aqui) e/ou porque sua estrutura óssea seja realmente larga e daí não adianta modelador estruturado, vai rasgar dinheiro! Nestes casos (de estrutura óssea larga e/ou a pessoa é quadradona mesmo com pouca gordura subcutânea) aconselho a pesquisar direto o Tight Lacing.

Pessoas com corpo ampulheta ou aquelas do tipo maça/oval que tem gordura da barriga bemmm molinha (aquelas gorduras que a pessoa anda e a barriga balança), logo que colocam a peça já ficam com uma cintura bem delineada. Preste BEM atenção nisso quando ver evoluções (antes e depois) em grupos de Waist Training.

Pode ser que achem brincadeira, mas quando falo gordura molinha da barriga, este gif ilustra super bem.

Notem nas evoluções em grupos de Waist Training ou mesmo de modeladores mais estruturados que pessoas com a gordura bem molinha e/ou com inchaço por causa da retenção de líquido - tendem a ter evoluções bem significativas a olhos vistos - as que aliam o modelador estruturado com uma boa modelagem /estrutura com exercícios e alimentação, mais ainda!

Conforme eu me lembrar de alguma coisa sobre o que ficar mais atenta ao olhar uma peça ou mesmo uma dica, vou completando os itens. Se você aí que leu quer dar mais alguma dica válida, sinta-se à vontade para comentar.

 Imagens Ilustrativas

(as linhas não estão muito precisas mas acredito que já da uma noção)

 







Conforme for meu tempo, farei outras imagens com outros modeladores/cintas comuns que vemos por aí e incluo na publicação.


 Links Complementares

• Na página ONDE COMPRAR? MODELADORES / CINTAS você encontrará alguns modelos interessantes.

Que detalhes seriam interessantes ver num modelador/cinta antes de comprá-lo? Que detalhes seriam interessantes ver num modelador/cinta antes de comprá-lo? Reviewed by Iris on Rating: 5

2 comentários:

  1. Qual é a melhor marca que você me indica de modeladores que você me indica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como mencionado na página: https://waisttrainingbrasil.blogspot.com/p/modeladores.html

      "Não respondo dúvidas do tipo "qual o melhor?", pois o blog está sendo feito para que você tenha uma base de conteúdo suficiente para escolher sozinha uma boa peça de acordo com suas necessidades."

      Excluir

Tecnologia do Blogger.